Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

27 de setembro de 2012

Nova Era: por que este assunto ainda é importante?



Quem nunca ouviu falar sobre o Movimento Nova Era? É bem provável que de algum modo muitos de nós já tiveram contato com tal movimento ou mesmo tenham ouvido alguém falar sobre este assunto de modo ríspido e com viés de conspiração: “Cuidado! Isso é coisa da Nova Era!”.
Muitos cristãos vivem numa paranóia, achando que a Nova Era está em tudo, outros desprezam estudos de natureza apologética cristã sobre a Nova Era, achando que é perda de tempo. Veremos que nenhum extremismo é proveitoso. Mas afinal, o que é Nova Era? De onde veio e para onde leva? O que pretende? Por que este assunto ainda é importante?

A VELHA NOVA ERA
Definir a Nova Era não é tarefa tão simples como muitos pensam. Acima dos símbolos conhecidos sobre tal movimento, está sua ideologia. Este é o erro de muitos crentes cometem: se assustam com símbolos e esquecem a ideologia. A Nova Era não se trata de uma religião estruturada da forma convencional que conhecemos, já que não possui uma literatura específica e reconhecida pelos new agers, não possui uma estrutura doutrinal estabelecida ou qualquer outro elemento que caracterize um grupo religioso.
A Nova Era pode ser definida como uma grande rede. Uma rede de organizações esotéricas, que mesclaram uma série de conceitos filosóficos e religiosos (principalmente orientais), organizações estas que possuem autonomia na sua individualidade, mas que estão unidas no ensino e no propósito: a total oposição a todo e qualquer conceito e doutrina judaico-cristã.

NOVA ERA?
Os adeptos desta corrente anticristã acreditam que a humanidade está em constante evolução espiritual, e para tal evolução ocorrer, formaram-se eras de cerca de 2150 anos assim divididas (conforme parâmetros astrológicos – o que em si já é um erro):

Era Período Características
Era de Touro 4304 a 2154 a.C. Atribuída à cultura antiga dos egípcios, cuja crença era norteada na vaca como deusa da fertilidade. Pecuária como cultura principal.
Era de Carneiro 2154 a4 a.C. Era dominada por Israel. Os adeptos da Nova Era dizem que Israel dominou este período devido o sacrifício de cordeiros. Moises foi o Avatar da Era de Carneiro.
Era de Peixes 4 a.C. a 2146 d.C Afirmam que Jesus Cristo foi o Avatar desta era, e que a inaugurou por ocasião de sua vinda. Acreditam que o predomínio cristão deste intervalo de tempo se dá por conta da afeição das pessoas por este Cristo.
Era de Aquário 2146 a 4296 d.C. Os adeptos da Nova Era querem enterrar os conceitos cristãos, que segundo eles estão sendo esquecidos, para inaugurar a Nova Era – A Era de Aquário, onde a chave é a Terra sendo uma aldeia global, regida pela Nova Ordem Mundial, onde todos homens vivem em harmonia num regime cosmocrático.

Os adeptos deste movimento acreditam que são pessoas espiritualmente evoluídas. Devido este atributo, crêem que farão as seguintes mudanças no planeta (após eliminar todo e qualquer resquício das religiões judaico-cristãs):
● Fim das guerras, conflitos, ausência de necessidade de polícias, exércitos, ou qualquer forma de belicismo e violência;
● Pessoas ligadas por afeto, proximidade e amor;
● Fim das agressões à natureza;
● Uso dos avanços tecnológicos para a automatização de muitos trabalhos;
● Evolução espiritual consciente;
● Maior contato com a natureza.
Para que tal empreitada atinja seus objetivos, os new agers utilizam um severo arsenal místico para angariar adeptos e patrocínio financeiro. Os principais meios de divulgação da ideologia Nova Era, que segundo seus adeptos provocará uma “expressão de consciência na humanidade”, se dá através das psicotécnicas: Tarô, Yoga, Meditação, Mapa Astral, Gurus, Esoterismo, Búzios, Pirâmides, Cristais, Numerologia, Gnose, Acupuntura, Pacifismo, Sincretismo, Busca Interior (Eu Interior), Livros de Auto-ajuda, Magia, Adivinhação, I Ching, Reencarnação, Terapia de Vidas Passadas e toda sorte de ocultismo conhecido.

A MÃE DA NOVA ERA: SOCIEDADE TEOSÓFICA
A Sociedade Teosófica, ou simplesmente Teosofia, é um grupo religioso filosófico fundado por Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891). Helena nasceu na Ucrânia e desde pequena foi fascinada pelo ocultismo. Era paranormal e escrevia suas obras literárias em transe mediúnico. Após um curto e frustrado casamento, ela atravessou países como Turquia, Inglaterra e Egito tomando o ensino de mestres ocultistas.
No ano de 1875, em parceria com Henry Steel Olcott, funda em Nova York, Estados Unidos, a Sociedade Teosófica. Chama-se a Teosofia de “Mãe da Nova Era” justamente por ser o grupo moderno que levantou a bandeira do sincretismo religioso, afirmando que todas as religiões carregam em si a mesma essência da verdade. Segundo as palavras de sua fundadora, a Teosofia é o substrato e a base de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinada e praticada por uns poucos eleitos, desde que o homem se converteu em ser pensador. Considerada do ponto de vista prático, é puramente ética divina.
Sem dúvidas, após a fundação da Teosofia, muita coisa mudou no campo religioso ocidental, principalmente após a mudança da sede mundial da Sociedade Teosófica, no ano de 1905, para a Índia. De lá, grande parte do espiritualismo Budista e Hinduísta foi exportado ao ocidente. A porta estava aberta para criação das mais variadas e heréticas seitas.
As crenças e ensinos divulgados pela Teosofia atestam seu caráter ocultista e anticristão. Para Teosofia, Deus não passa de uma força, um poder, uma virtude impessoal, donde tudo se deriva e tudo se reflete, sustentando assim um panteísmo mesclado do Hinduísmo e das religiões Egípcias. Jesus Cristo é um ser divino assim como toda humanidade é divina. Ridiculariza a obra redentora de Cristo na cruz, afirmando que não passa de um mito. O pecado não é considerado, tratam o inferno com um mito e acreditam na reencarnação.

GRUPOS HETEREDOXOS A SERVIÇO DA NOVA ERA
O quadro a seguir mostra de modo resumido, a variedade de grupos modernos que pregam de alguma forma a ideologia Nova Era:
Grupo Fundação Doutrinas
Ciência Cristã Mary Baker Eddy. Boston, EUA. 1879 Pensamento positivo; Panteísmo; Negam a morte e o pecado; Cristo foi um mestre espiritual que não veio em carne e não é Deus, sendo considerado apenas como um mestre místico; O Espírito Santo (Consolador) é a própria Ciência Cristã. O objetivo é curar as enfermidades que não passam de ilusões psíquicas; a matéria não existe.
Seicho-No-Ie Masaharu Tanigushi. Japão. 1930 O mal, a doença e o sofrimento são subprodutos da mente que precisam ser vencidos pela força do pensamento positivo; A solução para os males humanos é a meditação nos ensinos do seu fundador; Almejam a integração religiosa mundial para criação de um Paraíso Terrestre; Deus em dado momento é Pai, outrora é um deus panteísta; Jesus não se sacrificou pelos pecados e foi um guru; A morte é uma ilusão; mescla conceitos Xintoístas, Budistas e Cristãos.
Cientologia Lafayette Ron Hubbard. Washington D.C. e Nova York, EUA. 1955 Acreditam que dentro de cada ser humano existe um estado latente de divindade; Deus é apenas um dos muitos seres divinos que habitam o universo; Jesus não passa de um mero mestre, um Avatar. Não existe pecado; Crêem na reencarnação.
Meditação Transcendental Maharishi Mahesh Yogi. Los Angeles, EUA. 1958 Ramificação Hinduísta apregoa Deus no conceito Panteísta; O objetivo é alcançar a unidade com o deus Brama – um deus Hindu, através da repetição de mantras, alcançando assim a profunda consciência cósmica; Crê na reencarnação e despreza todo e qualquer conceito cristão.
Hare Krishna A.C. Bhaktivedanta Swami Brabhupada. Nova York, EUA. 1965 Trata-se de uma sociedade que prega mensagens Hinduístas, contextualizadas ao ocidente. Crêem no deus Krishna como criador pessoal; Segundo suas escrituras, Krishna se dividiu certa vez em 16.308 pedaços para se parecer com 16.308 cuidadoras de vacas. Para alguns, Jesus é o próprio Krishna, para outros não passa de um Avatar; Crêem na reencarnação; Krishna é apenas um dos deuses de seu panteão de deuses (politeísmo).
Raelianos Claude Vorilhon (Rael). França. 1973 O planeta Terra é uma embaixada para os ETs; Não existe Deus, mas sim uma legião de ETs que criam e multiplicam a vida nos planetas; Rael afirma ser irmão de Jesus, e que este voltará a Terra no ano de 2035 junto com Moisés, Buda e Maomé (que também são ETs); Creditam a vida na Terra aos ETs, que a conceberam pela clonagem.

No Brasil, onde o povo é obcecado pelo misticismo religioso, alguns grupos também prosperam divulgando a mensagem anticristã da Nova Era. Vejamos algumas:

Grupo Fundação Doutrinas
Santo Daime Raimundo Irineu Serra. Dec. 1920-30. Acre, Brasil. Seita tipicamente brasileira, fundada na floresta amazônica e de caráter sincrético, mesclando Catolicismo, Espiritismo, Religião Afro e Indígena; Sua origem está ligada a uma erva chamada ayahuasca ou “vinho das almas”, que por sua vez produz uma bebida (chá) de efeitos alucinógenos; O transe produzido pelo chá produz visões nos consumidores, e numa dessas visões, Irineu teve um suposto contato com Nossa Senhora da Conceição, que o nomeou Imperador do Mundo; Cantam-se muitos hinos em suas cerimônias.
Legião da Boa Vontade (LBV). Alziro Zarur.1950. Rio de Janeiro, Brasil. Ainda com 16 anos de idade, no ano de 1926, Zarur recebeu do próprio Jesus Cristo a instrução de iniciar uma obra fundamentada nos ensinos do Novo Testamento; Severamente ecumênica, a LBV se considera a “Religião de Deus”, mesclando Cristianismo e Espiritismo; Ensinam que são a quarta revelação de Deus à humanidade, onde Jesus é um mestre místico, que nasceu, pois é apenas um ser de corpo fluídico; Afirmam que a Bíblia é um livro de fábulas e lendas e que Jesus não morreu para perdão de pecados; Deus é uma força infinita que controla o universo e o Espírito Santo é uma legião de espíritos puros e evoluídos; Por meio de boas obras o homem expurga o poder do mal, e através da reencarnação evoluí para um estado de total pureza; Crêem que no final todos serão salvos, inclusive Satanás, já que Zarur ensina a todos intercederem pelo “irmão” Lúcifer, ao qual escreveu um poema.
Vale do Amanhecer Neiva Chaves Zelaya.1957-69-91. Brasília, Brasil. Mescla conceitos Cristãos com Esoterismo, Ocultismo e Ufologia; Supostamente, o VDA foi fundado para exaltar o Grande Mestre Jesus; O VDA é um gigantesco complexo em forma de triangulo, com cerca de 22 alqueires de área; Ensinam que existe uma dimensão invisível ao olho humano das pessoas não iniciadas, onde seres de outros planetas conhecidos por jaguar habitam e pilotam suas naves (que constantemente pairam sobre o VDA); Acreditam que a humanidade foi criada pelos jaguares, há 32 mil anos, quando após um evento atômico a Terra se separou do planeta Capela; Acreditam que em breve a humanidade será reatada aos jaguares; Crêem na reencarnação e numa entidade chamada Pai Seta Branca, espírito que rege o VDA; São espíritas e crêem na mediunidade.
Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (SOUST) Iuri Thais (Inri Cristo). 1979 (Revelação no Chile). Fundada pelo catarinense Iuri Thais, conhecido popularmente por Inri Cristo, apregoa que Inri é a reencarnação de Jesus Cristo; Segundo seus ensinos, Deus Pai, o Altíssimo Deus de Abrão, Isaque e Jacó, revelou à Iuri, numa peregrinação ao Chile que este se tratava de Jesus reencarnado, com a missão de destruir a Igreja Católica Apostólica Romana; Diz que as cartas de Paulo não compõem a Palavra de Deus e cita os dizeres de Jesus na primeira pessoas (como se ele as tivesse proferido); Defende a reencarnação, a Teoria da Evolução, Nostradamus e a guarda do sábado; afirma que vai sobrevoar a terra num avião para cumprir Ap 1.7.

Mais do que nunca devemos estar sóbrios e andar conforme a Palavra de Deus nos orienta, sendo cristãos que atentam para aquilo que Deus ensina ao Seu povo:
Porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. [1Tessalonicenses 5.5,6]
Apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. [Tito 1.9]

Comparativo Doutrinário: Nova Era e Cristianismo
Foco Nova Era Cristianismo
Deus O Deus da Nova Era é entendido no conceito panteísta, importado do espiritualismo oriental. “Deus está em tudo e tudo está em Deus”. O homem está ligado nesta força cósmica que vaga no cosmos. O homem faz parte desta força. Deus é soberano, é o Todo-poderoso, Pai bondoso. É o único Deus e Se revela e Se relaciona com os que O buscam – Gn 1.1; Êx 3.14; Sl 47.2,7,8; 139; Is 40.12-18; 43.11; 44.6; 1Jo 4.8.
Jesus Jesus foi um Avatar (da Era de Peixes). Existem outros mestres que possuem a mesma autoridade dele, se comportando como “Cristos”. Jesus foi tão Deus quanto cada pessoa pode ser. Jesus Cristo é Deus: Is 9.6; Mt 1.23; Jo 1.1; 10.30; 14.9; 20.28; Rm 9.5; 2Co 4.4; 1Ts 2.3; Cl 1.15; 2.9; Fp 2.5-7; 1Jo 5.20. Nos últimos dias haveriam falsos Cristos: Mt 24.23-26; Lc 21.
Espírito Santo Por vezes é entendido como uma força cósmica, em outro momento não é considerado. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Triunidade Divina – Sl 139.7-12; 143.10; Jo 16.7-14; At 5.3-4; 10.19-20; 2Co 3.17; Ef 4.30; 1Ts 5.19
O Homem O homem é um visto como um “deus” em potencial. Precisa apenas explorar o fragmento divino, o poder divino que está latente em seu ser. Deus criou o homem Gn 2.7; Todos os homens pecaram e carecem de Deus Rm 3.23; 5.12. O homem é rebelde, iníquo e doente Mt 7.23; 13.41; 24.12; Mc 2.17; O homem depende da salvação em Jesus Cristo Jo 3.16, Ef 2.8-9.
Reencarnação O processo de evolução espiritual acontece à medida que o ser humano reencarna, expurgando o mal e caminhando ao ápice espiritual. O homem passa pela more apenas uma vez Hb 9.27; Assim como Cristo ressuscitou, os crentes ressuscitarão 1Co 15.20; 2Co 4.14; 1Ts 4.14.

Que a Igreja de Jesus possa firmar sua posição diante desta teia sincrética e defender a fé absoluta na Verdade, por amor aos perdidos que se encontram iludidos pelas crenças do Movimento Nova Era.
Apenas o estudo cada vez mais profundo das Escrituras, a exposição clara da Palavra de Deus nos púlpitos e uma vida voltada para Deus poderá produzir cristãos capazes de, teologicamente, refutar a ideologia da Nova Era. Eis o desafio.
Toda honra e glória ao Senhor!

REFERÊNCIAS
Bíblia Apologética de Estudo. São Paulo: ICP, 2005.
CHANDLER, Russel. Compreendendo a Nova Era. São Paulo: Bompastor, 1993.
MARTIN, Walter. Como entender a Nova Era. São Paulo: Vida, 1994.
MATHER, George A. & LARRY, Nichols A. & SCHMIDT, Alvin J. Dicionário de religiões, crenças e ocultismo. São Paulo: Vida, 2000.

http://www.napec.org/heresiologia/novaera/#more-221

Nenhum comentário:

Postar um comentário