Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

15 de outubro de 2013

Um dos paradoxos de certos professores


Professor é aquele que ensina. Formalmente, significa "indivíduo que se especializou em ensinar, em escola ou universidade; docente, mestre" (Dicionário Aulete Digital). A bem da verdade, além daqueles que se formaram em instituições legais de ensino, também, comumente, são chamados de professores aquelas pessoas que são peritas em alguma coisa.

Apesar de, na acepção da palavra professor, constar o termo "especialização", nem todos, de fato, se especializam. Essa falta de preparo reflete-se na hora de aplicar "o que se aprendeu" - se é que realmente se apreendeu alguma coisa de seu campo de conhecimento.

Na igreja, por exemplo, existem vários professores. Ou melhor, professores e "professores". Estes, geralmente, são delineados pela mediocridade com que se valem em suas atividades. E o pior: alguns deles deixam claramente transparecer que não gostam de ler. Pesquisa...? Nem sonhando...

O bom professor, independente de sua instância de ação, preocupa-se com a sua formação, bem como com a de seus alunos. Para ele, a análise e a reflexão crítica acerca de variadas leituras sobre diversos assuntos são instigantes e recompensadoras.

Bem diferente disso, certa feita, ouvi da boca de um "professor" de escola bíblica dominical a seguinte frase: "Eu não gosto de ler". Ao que me indaguei em pensamento: "Este 'abençoado' está fazendo o que aqui? Como pode alguém se dizer professor e não ser um leitor habitual?" Por incrível que pareça, essa é uma realidade em muitas igrejas brasileiras. Indubitavelmente, essa prática compõe o sem-número de paradoxos de certos professores. 

O apóstolo Paulo, sabendo da necessária preparação de quem deseja ser um bom professor, disse a Timóteo: "Aplica-te à leitura" (1Tm 4.13). Em Romanos 12.7, ele assevera: "O que ensina esmere-se no fazê-lo". Enfim, em Daniel 12.3, está escrito: "Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos 'ensinam' a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente" (Almeida Revista e Corrigida, minha ênfase). 

No Senhor,

João Paulo M. de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário