Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

27 de junho de 2014

Aletheia, Veritas e Emunah.




Existem três palavras que eu acho especiais para a Filosofia. A primeira vem do grego ‘aletheia’, a segunda vem do latim ‘veritas’ e a terceira vem do hebraico ‘emunah’. Todas elas significam o que nós chamaríamos de verdade. Porém, ainda assim, existem algumas pequenas diferenças quanto ao significado desta verdade.
A primeira, do grego ‘aletheia’, significa descobrimento. Ora, quando os gregos mencionavam esta palavra aletheia eles queriam chegar a uma verdade, mas uma verdade descoberta pela razão. 
O importante não é como as coisas começam, e sim como elas terminam.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; ... (Ec 7:8)
Já a palavra de origem latina, veritas, também significa verdade, mas um tipo de verdade assumido pelos fatos, pela comprovação dos fenômenos. 
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17-18
A terceira hebraica, emunah, que também significaria verdade, porém a busca da verdade pela confiança.

Pois o evangelho mostra como é que O Eterno nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”
Romanos 1:17

Mas o meu JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. E, se retroceder, não me agradarei dele. Hebreus 10:38

No grego a palavra fé é "PISTIS", no hebraico é "EMUNAH".
No hebraico a palavra fé quer dizer: confirmar aquilo que está escrito, se tratando de fé, seria vivermos conforme está escrito nas escrituras Sagradas, é obedecer aos seus ensinamentos.


Existe diferença entre fé e crer
Você pode crer em qualquer coisa, mas a fé só pode ser no Senhor, pois a fé vem somente de uma maneira e é ouvindo a palavra do Eterno.

O termo destacado acima aparece em pelo menos mais três trechos das escrituras (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11), e em todos eles, aparece sempre como uma afirmação e nunca como indagação. O autor não demonstra dúvida no que está falando. Ele está dizendo que aquele que um dia já foi justificado por Cristo, tem um novo modo de viver, que é pela fé.

O texto afirma: “O justo viverá pela fé”. Se você aceitou a Yeshua (Jesus) como seu salvador, você foi justificado por ele. Sendo justificado por ele, se tornando justo, Deus reserva a você um novo estilo de vida. Não existe outra maneira de se viver a partir do momento que você se torna justo. É tempo de compreendermos com mais naturalidade coisas que acontecem em nosso meio por meio da fé.

Se você tem buscado certezas e não tem encontrado a não ser em Deus, maravilha! você está no caminho certo! O justo vive pela fé. Não há outra maneira de viver mais.
FONTE:
http://iadrn.blogspot.com.br/2014/02/aletheia-veritas-e-emunah.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário